Blog › 13/12/2018

Como convidar padrinhos

203 Views

Se você está pensando em casar ou se já está com tudo já em andamento provavelmente já pensou na lista de padrinhos.

Nessa hora as dúvidas são muitas: quantos padrinhos? Quem convido? Pode chamar o chefe? Posso separar casais? Tenho que chamar a melhor amiga?

Por isso, nós da Escola Brasileira de Etiqueta  estamos aqui para lhe dar uma ajudinha através da etiqueta para que você se saía muito bem nessa tarefa, e sem gerar conflitos.

Primeiramente a lista e quantidade de padrinhos deve ser discutida e decidida entre o noivo e a noiva, para depois ser compartilhada com a família – que irá inevitavelmente dar palpite  naquele almoço de domingo – e depois ainda começarem os convites.

O ideal é ter de 2 a 3 casais de padrinhos de cada lado, já que terão também os pais. Assim ficam 8 pessoas de cada lado o que é bonito e suficiente.

Se você quiser ou precisar por qualquer razão ter um número superior a esse veja o tamanho do altar e se caberá todo mundo, sem que fiquem apertados, mal acomodados ou feio pra a foto.

Seus padrinhos são as pessoas que foram

Importantes durante todo o processo de namoro e de vida de vocês, e os que supostamente irão apoiar vocês em qualquer problema que venha a ocorrer. Não são pessoas que você quer ou precisa convidar por obrigação ou por questões políticas, dessa forma fica excluído também o chefe. Essas serão convidadas se realmente necessário para o casamento somente.

Então a escolha dos padrinhos deve ser algo estratégico, pensado com o coração e que faça sentido para o casal.

Considerando que estamos colocando as pessoas que são importante para nós em situação privilegiada, não separamos casais, ainda que você não goste do namorado da amiga ou não acredite que o relacionamento vá durar. Além de ser constrangedor a pessoa ver seu cônjuge entrando na igreja com outra pessoa, o recado que você dá a ela é “você não é importante para nós”. O casal pode não falar e até aceitar, mas certamente não estarão em situação confortável.

Lembre que a decisão tomada hoje refletirá para o resto da vida.

Feita a lista e tomada a decisão entre vocês, já podem compartilhar com a família. E aí começam os convites, que devem ser feitos com no mínimo 1 mês de antecedência – ou mais – para que as pessoas possam se preparar com roupa, cabelo, maquiagem, presente, etc…. se forem pessoas de outra cidade é necessário no mínimo 2 meses de antecedência, pois terão que se preparar também com a passagem e hospedagem.

O convite aos padrinhos deve ser pessoal e preferencialmente especial. Então prepare-se para oferecer um jantar para cada pessoa ou para cada casal – nada de juntar vários padrinhos e fazer um anúncio público. Você pode também ligar e falar que quer fazer uma visita para a pessoa, sem mencionar o motivo.

Faça desse convite algo especial e mostre para as pessoas o quão especiais elas são para vocês. Isso fará toda a diferença.

 

Se você quer saber mais pode entrar em contato pelo whatsapp pelo (11) 94206-5258
Conheça também nossos cursos de Etiqueta para Casamento e Etiqueta Social no www.escolabrasileiradeetiqueta.com.br e @escolabrasileiradeetiqueta

Patricia Junqueira é fundadora da Escola Brasileira de Etiqueta que é certificada pela The British School of Etiquette e colunista no Guia da NSB. Com sede em SP ministra cursos usando a etiqueta como ferramenta de desenvolvimento humano para que as pessoas se relacionem de forma mais efetiva e verdadeira em todas as áreas de sua vida. 

Os comentários estão desativados.

Segmentos

Pesquisa

Pesquisar por nome:

Pesquisar por bairro: