Artigos, Blog, Planejamento › 14/04/2015
Noivado
895 Views

foto-aliança

Receber um pedido de casamento é apenas a primeira etapa do noivado. Para oficializar o compromisso é importante realizar um evento com presença dos pais e familiares dos noivos e troca de alianças.

O noivado é uma parte clássica do caminho até o casamento, e que, apesar de ter sofrido algumas modificações e modernizações ao longo do tempo, nunca saiu de moda e persiste até hoje entre os casais.

Tanto em cerimônias íntimas e mais simples quanto em festas maiores e mais sofisticadas, ele é comemorado com grande alegria entre os noivos e também entre os familiares e amigos queridos que participam dessa importante fase intermediária cheia de significados, que simboliza a passagem da vida como namorados para a oficialização de um compromisso mais sério, rumo à formação de uma nova família.

A tradição do noivado

O noivado é uma espécie de “aquecimento” para o grande dia, podendo ser uma cerimônia mais restrita ou uma grande festa, reunindo familiares e amigos que também participarão da cerimônia de casamento.

Tradicionalmente, a festa de noivado acontece na casa da família da noiva, porém não há regras pré estabelecidas, e a festa pode ser organizada pelos próprios noivos em um local definido por eles. Pode ser um almoço, um jantar, um churrasco, uma “mini balada”… Tudo depende da criatividade e do bolso do casal.

Se a comemoração for mais íntima e com poucos convidados, você pode chamá-los por telefone ou pessoalmente, com pelo menos três semanas de antecedência. Porém, se a festa for maior, é elegante o envio de convites impressos (também obedecendo o período de pelo menos três semanas de antecipação), que podem ser mais simples que os convites de casamento, apenas contendo dados como o nome dos noivos e o horário e local da festa, almoço ou jantar, e também se há necessidade da confirmação da presença das pessoas por telefone ou por e-mail.

A troca de alianças pode ser feita antecipadamente ou na própria festa, e isso fica a critério do casal. O traje para o noivado varia conforme o estilo da comemoração e o horário, e pode ser algo mais informal ou mais formal. Dica para as noivas: evite o branco. Mesmo que você não for casar com um vestido dessa cor, ele é próprio dos casamentos, então prefira algo em outras tonalidades, conforme o seu gosto.

Com todas essas dicas, o primeiro passo oficial para a vida de casados tem tudo para ser divertida e cheia de boas energias, coroando a nova família que está para ser formada.

Por Guia de Casamento

Tags:
Imprima Esta Postagem