Artigos, Blog, Dicas, Geral, Planejamento › 09/05/2017
Como planejar a cozinha dos seus sonhos?
247 Views

Momento especial, o de mobiliar a casa, o apartamento! E quando trata-se de planejar a primeira cozinha? Podemos dizer que o coração da casa é a cozinha. E não é para menos, e lá que preparamos as refeições do dia a dia ou as receitas especiais, com capricho e carinho, para servir á familia e aos amigos queridos. Algumas questões são fundamentais para que a praticidade e funcionalidade garantam o bom projeto da cozinha nova ou mesmo da reforma!


Tudo nasce do bom planejamento do espaço e para tanto há que se observar:

Pontos de elétrica e hidráulica:
Alguns equipamentos requerem pontos específicos para não sobrecarregar a rede ou até mesmo por questões de posicionamento;
A bancada de trabalho deve possuir pontos o suficiente que permitam o preparo do alimento;
Pense também na possibilidade em ter água quente na pia (aquecedor ou elétrica).

Equipamentos: Importante adquirir equipamentos de dimensões proporcionais ao espaço da cozinha, garantindo a circulação, a praticidade ao abrir portas e resultado visual adequado.

Materiais de acabamento/revestimentos – piso/azulejo/bancada:
Toda e qualquer superfície deve garantir segurança e fácil manutenção/limpeza. Procure por produtos que ofereçam resistência e qualidade, evitando desgastes e manchas que implicarão numa reforma desnecessária.

Projeto: O bom projeto não se valerá apenas da questão estética, do visual e do mobiliário. O projeto deve contemplar a correta disposição das áreas e das atividades que acontecem na cozinha. A área de armazenamento dos mantimentos, a área do preparo do alimento – pia, geladeira e fogão -, e o espaço das refeições. Outro fator importante é a luz do ambiente. A pia, o fogão e a bancada de preparo devem ser bem iluminados. Garantir a iluminação natural durante o dia requer o devido planejamento e para o período noturno atender não somente com a iluminação geral mas se possível com luz dirigida.

O ato de cozinhar pode variar de um ritual a uma confraternização, à apenas a necessidade de um lanche rápido, porém requer simplicidade e praticidade para que ocorra de forma prazerosa.

DICAS: RENATA GOUVEIA E ARQUITETA CRISTINA VIEIRA
crisvieiraarquiedesign@gmail.com 11 9 9425 3661
DESIGNERS AMANDA CAMILO E FÁTIMA LUNA

Imprima Esta Postagem