Artigos, Blog, Dicas, Geral, Planejamento › 18/05/2017
Como organizar sua geladeira
172 Views

A organização da geladeira não é apenas a facilidade em encontrar os alimentos, mas também a conservação e armazenamento dos mesmos.

Congelador: Devem ser acondicionados em embalagens de vidro ou plástica, contendo etiqueta com data de validade e armazenamento.
Prateleira Superior: Armazene em vasilhas bem vedadas patês, frios, derivados do leite e sobremesas.
Prateleira Intermediária: Caso haja sobras limpas de refeições acondicione em potes de vidro com tampa. Lembrem-se as carnes em fase de descongelamento ou já temperadas devem ser armazenadas da mesma maneira.
Ovos: Deverão ser armazenados sem higienização fora da caixa de papelão ou plástico. Eles absorvem odores facilmente e devem ser colocados separados de outros alimentos. Já a higienização dos ovos deve ser igual a dos vegetais, apenas na hora do seu uso, assim não perde a película protetora que evita o risco de contaminação dos ovos.
Prateleira acima das gavetas: Evite armazenar frutas na geladeira. O local correto é na fruteira fora da geladeira. Mais em dias muito quentes poderão ser armazenadas em bandejas ou embalagens de vidro ou plástico fechadas.
Prateleira inferior e gavetas: As verduras e legumes deverão ser armazenadas em sacos plásticos limpos, transparentes, de material não reciclado e com pequenos furos que facilitam a circulação do ar, evitando a deterioração.
Porta da geladeira: Devem ser colocados sucos, geléias, recipientes com molhos e qualquer outro alimento que possa passar por variações de temperatura sem deteriorar. Fique atenta para o peso das embalagens, evitando que ultrapassem a capacidade de sustentação da porta.

Seguem abaixo 6 dicas de como conservar sua geladeira:

  • Faça uma faxina na geladeira, crie o hábito de limpar as prateleiras assim que retirar os alimentos, assim facilitará a organização.
  • Colocar os alimentos de acordo com a necessidade de refrigeração de cada um deles.
  • Diariamente, retire as sujidades e organize os alimentos de acordo com seu uso.
  • Semanalmente, retire todos os alimentos para a lavagem e a higienização das prateleiras e gavetas.
  • Deixe um pano limpo próximo à geladeira. Facilita a higienização das mãos quando for abri-la.
  • Evite abrir muitas vezes a geladeira durante o dia, porque a refrigeração deve ser mantida entre 2 a 5 graus.

Por: Renata Gouveia

Imprima Esta Postagem