Blog, Dicas, Planejamento › 24/04/2015
Como Escolher as Músicas para Casamento
725 Views

orquestra-para-casamento-7

Definindo a trilha sonora da cerimônia:

As músicas para casamento são um elemento fundamental em qualquer cerimônia. Ainda que as músicas clássicas sejam sempre uma boa pedida, vale a pena os noivos discutirem quais canções eles gostariam de apreciar nesse grande dia.

Comece montando o roteiro da cerimônia, desde o corteje até a saída dos noivos. Em seguida, anote que música você e seu noivo gostariam que fosse executada em cada um desses momentos. Confira algumas dicas para escolher as músicas para casamento perfeitas:

Local da cerimônia

Se a sua cerimônia será realizada na igreja, tenha em mente que as músicas deverão ser adequadas para o local. Em geral, Músicas para casamento com tema religioso (músicas sacras, hinos ou canções gospel) são uma ótima pedida. Você pode optar também por músicas clássicas, mas é sempre bom confirmar com o padre.

O Repertório do Casamento

Já no caso de a cerimônia ser celebrada no campo ou na praia, há uma maior versatilidade para a escolha de músicas mais diferentes e descontraídas. Músicas contemporâneas e populares podem deixar o casamento com um ar mais pessoal, refletindo melhor a personalidade e o gosto dos noivos do que as músicas clássicas.

História dos noivos

Praticamente todo casal tem a “sua música”, aquela que marcou bons momentos na vida e no relacionamento de vocês, como um encontro, festa ou filme. Ela pode ser uma boa opção para tocar durante a cerimônia ou na primeira dança.

É importante que tanto a letra quanto a melodia sejam adequadas ao momento. Portanto, cheque com bastante cuidado as histórias e as traduções de músicas internacionais. Certos ritmos também podem não ser adequados ou bem aceitos nas igrejas.

Quantidade de músicas para casamento

No casamento tradicional brasileiro, a cerimônia exige de seis a dez músicas, no total, para cobrir cada momento importante, como entrada da noiva, padrinhos, etc. Atente-se, portanto, ao número de músicas escolhidas, a fim de evitar a falta ou o exagero. Você ainda poderá escolher algumas músicas para serem tocadas durante a festa. É só combinar sua play-list antecipadamente com seu DJ ou músicos contratados.

karina-igreja-sc3a3o-josc3a9

Músicos

É importante checar o histórico da banda ou DJ e seu estilo musical predominante antes de contratá-los, para ter a certeza de que tudo sairá como esperado ao executarem as músicas para casamento escolhidas.

Para a cerimônia, há também a opção de contratar um coral, instrumentista ou cantores solo. Se você não encontrar o seu favorito, confira se a própria igreja não dispõe de um operador de som para tocar suas músicas durante o evento.

É importante também conferir a infraestrutura (espaço, tomadas elétricas, etc.) e a acústica do local em que será realizada a cerimônia. Dessa forma, você evita problemas e garante que a música seja audível, mantendo-se em um volume agradável para os convidados. Na dúvida, converse com o profissional contratado para verificar esse item também.

Por Guia de Casamento

 

O Guia de Noivos da Paróquia Nossa Senhora do Brasil possui uma lista com profissionais altamente qualificados para fazer do seu evento um dia inesquecível!

Clique aqui e acesse.

Imprima Esta Postagem