Blog, Festas › 04/09/2018

Bebidas de Casamento: Saiba o que servir em cada ambiente!

97 Views

Vocês marcaram a data ideal, têm um local magnífico reservado, acertaram na escolha dos convites, já encomendaram a decoração, mas ainda estão com dificuldades nas decisões do buffet? Bater o martelo quando se trata das bebidas para casamento pode ser uma tarefa tão complicada quanto definir os pratos.

Afinal, depois de tanta ansiedade e dedicação, tudo tem que sair perfeito no grande dia! Essa etapa do planejamento é muito importante — além de agradar aos noivos e convidados, os drinks precisam ser adequados ao tipo de festa, horário, clima etc.

Se vocês ainda não começaram as degustações ou já mudaram de ideia inúmeras vezes, este artigo é a solução para seus problemas! Continue a leitura e veja quais são os tipos de bebida mais recomendados em cada caso!

O que servir em cada tipo de casamento?

A essa altura, vocês certamente já decidiram como será a festa: na praia, no campo ou no salão, de dia ou de noite, mais despojado ou tradicional, no verão ou no inverno. Essas características pesam muito na hora de escolher as bebidas para casamento. Veja, a seguir, quais são as mais indicadas para cada tipo de celebração!

Na praia

Normalmente, os casamentos na praia ocorrem no fim da tarde, para aproveitar a beleza do pôr do sol e as temperaturas mais amenas. Os noivos que preferem esse tipo de cerimônia dificilmente escolherão o inverno para realizá-lo.

Portanto, o clima de verão combina com drinks mais frescos: sucos naturais, água de coco e caipirinhas frutadas são boas pedidas. Para esta última, é legal variar na base alcoólica, oferecendo as opções de cachaça, vodka ou saquê.

O espumante é outro exemplo para quem não quer cometer erros! Além de ser um clássico, essa bebida é bastante democrática e dificilmente não agrada. Demi-sec, Champagne, Blanc de Noir ou Cava — basta selecionar a categoria preferida e apostar sem medo.

No campo

Para os noivos mais românticos, que sonham com uma cerimônia campestre, as sugestões seguem a linha do casamento na praia. Como esse tipo de casamento geralmente é realizado à luz do dia, vale a pena investir em bebidas mais refrescantes e leves.

O martini é uma delas! Se for frutado, melhor ainda. Além de ser um tanto quanto exótico, ele é extremamente sofisticado e dará um plus no cardápio.

Outra possibilidade interessante para você que quer inovar, fazendo um casamento diferente e moderno, é a gin-tônica. Apesar de sua base alcoólica ser um destilado com fabricação bastante antiga — o gin —, o que traz o ar de contemporaneidade são os sabores inesperados, como pepino com limão e manjericão.

É uma boa ideia misturar ingredientes, combinando frutas e especiarias diferentes para uma experiência personalizada.

Lugares fechados

Seja no salão ou até em um home wedding, os casamentos em lugares fechados não têm horário ideal, já que a interferência do clima externo não é tão grande. Por isso, eles podem ser realizados tanto de dia quanto de noite, em estações mais frias ou mais quentes.

No caso de uma festa noturna, os vinhos mais encorpados são bem-vindos. Isso vale especialmente se as temperaturas estiverem mais baixas, já que a bebida quente cai muito bem em climas frios.

No decorrer da festa, vocês também podem servir cerveja sem medo, principalmente se o estilo escolhido é mais despojado. Até mesmo no frio, é difícil que essa opção não agrade à maioria dos convidados. Outros drinks encorpados que combinam com esse tipo de casamento incluem o whisky e o negroni, cuja base também é o gin.

O que levar em conta na hora de decidir as bebidas?

Como deu para perceber, guiar as escolhas levando em conta o estilo do casamento é fundamental, assim como o local, o clima e o horário. Agora que vocês já conferiram algumas boas sugestões, vamos conhecer outros aspectos que precisam ser considerados na hora de decidir as bebidas para casamento!

Perfil dos convidados

Os noivos conhecem o perfil dos convidados melhor do que ninguém. Independentemente do estilo da festa, as características daqueles que estarão presentes também precisam ser respeitadas, a fim de que ninguém saia insatisfeito.

Se vocês têm um grupo de amigos “cachaceiros”, mas a família do noivo é mais “natureba” e não consome bebidas alcoólicas, por exemplo, é preciso pensar nos dois perfis. Uma boa dica é, independentemente dos drinks, ter sempre à disposição opções como sucos naturais, água e refrigerante.

As crianças também requerem atenção. Nesse caso, principalmente se forem bem novinhas, é bom consultar os pais para saber se há a necessidade de servir sucos sem açúcar, já que algumas famílias optam por não darem bebidas adoçadas para os bebês antes dos dois anos. O mesmo vale para portadores de diabetes.

Harmonização com o cardápio

Outro aspecto importantíssimo é a harmonização com o restante do buffet. As bebidas têm que combinar com a escolha dos pratos salgados e dos docinhos de casamento. Por isso, o mais indicado é que vocês partam para a seleção de drinks somente quando já tiverem o cardápio definido.

Se forem servidas refeições completas, as bebidas podem ser mais encorpadas. Nesse caso, anote: carnes e massas combinam com vinho tinto — e peixes, com branco ou espumante.

Já se houver as chamadas finger foods (como porções, sanduíches, aperitivos de palito ou cumbuquinhas) na festa, uma cartela de drinks mais refrescantes e leves cai melhor.

Quantidade adequada

Com as opções selecionadas, o último passo é calcular a quantidade. Isso porque de nada adianta todo esse esforço se, no dia, seus convidados acabarem ficando com sede!

Normalmente, garrafas de bebidas mais suaves, como vinhos, espumantes e cervejas, servem de uma a três pessoas. Já as mais fortes, como whisky, podem servir até dez convidados. Os refrigerantes e sucos, por sua vez, podem ser calculados considerando o consumo individual de 400 ml.

Por fim, aposte em variedade para não errar nas escolhas. Com mais do que duas ou três opções, as chances de algum convidado sair insatisfeito são bem menores.

E o mais importante: não deixe de lado o gosto de vocês! Esse é um dia muito esperado pelos noivos e gira em torno dos dois — portanto, nada mais justo que também se deliciem com as bebidas para casamento.

Nossas dicas foram úteis? Que ótimo! Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude outros casais no planejamento do grande dia!

 

Por Douglas Rodrigues
www.clickdafoto.com.br

Os comentários estão desativados.

Segmentos

Pesquisa

Pesquisar por nome:

Pesquisar por bairro: